+55 (54) 3028-7656
07
Jul

Inovação empreendedora foi tema do 80° Bom-dia TI

Caxias do Sul recebeu a 80ª edição do Bom-dia TI, realização de Trino Polo e Sebrae/RS, no dia 7 de julho, no Personal Royal Hotel. O presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, deu as boas vindas aos presentes e repassou novidades da entidade. Foi dado espaço para as representantes do Banco de Alimentos de Caxias do Sul, Cristina Fabian e Maria de Lurdes Grison, falarem sobre o projeto, sendo que esta edição foi ponto de coleta de doações de alimentos. Em seguida, o gerente do Trino Polo, Edison Maletz, apresentou a programação do 5° Innovation Day, que será nos dias 17 e 18 de agosto.

O tema do Bom-dia TI foi “Inovação empreendedora”, com palestra do consultor Elemar Rodrigues Severo Jr., especialista em Estratégia para Inovação e curador de tecnologias e negócios. O convidado iniciou falando um pouco sobre sua experiência profissional e o início do seu trabalho com inovação e gestão de negócios. Ele então definiu o que é cultura de inovação e empreendedorismo, citando diversos estudiosos da área. Ainda, afirmou que, quando uma empresa se encontra em uma ocasião de crise, a procura de novos mercados origina inovação, criando uma forma diferenciada de competir.

Segundo Severo, a inovação é normalmente vista em dois momentos, um referente ao seu processo e outro como essa inovação gera resultados. Uma prática inovadora deve proporcionar que a empresa ganhe mais e gaste menos. Se isso não acontecer, ela é tudo menos uma boa prática. Ele ainda enfatizou que inventividade não significa inovação.

Ele também apontou que quando uma empresa inicia suas atividades normalmente é mais avessa a correr riscos. Porém, quando não é pensado em inovação, a rotina some com o novo. Para o palestrante, a tendência de evitar projetos inovadores faz as companhias abrirem mão de crescimento. “Inovação é fundamental não apenas para crescimento, mas também para a relevância do negócio como um todo”, afirmou.

O consultor lembrou que, assim como existe um nicho de clientes em potencial mais exigente e criativo, que demanda investimentos maiores, existe um menos exigente, que não pode ser negligenciado. O palestrante finalizou falando sobre inovação de ruptura e como ela pode ser vista como ameaça ou como oportunidade.

O Bom-dia TI conta com o patrocínio de Bitcom, Di Uno, Hardlink, Metadados, Seprorgs e TOPDB.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png