+55 (54) 3028-7656
21
Ago

5ª edição do Innovation Day apresentou novidades no formato

O 5° Innovation Day foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de agosto, promovido por Trino Polo (Polo de TI da Serra Gaúcha) e Seprorgs (Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul). A primeira atividade foi na noite do dia 17, com a palestra “Inovação disruptiva, ecossistemas e processos de inovação”, ministrada pelo sócio e membro do Conselho da Bozano Investimentos, Jonas Gomes, na UNIFTEC.

O segundo dia do evento, dia 18, iniciou com o minicurso “Inovando com Big Data, I.A., Iot, Serveless e DevOps”, ministrado por Daniel Bento, da Amazon. Ao meio-dia, foi a vez da reunião-almoço do evento, com o presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, dando as boas vindas aos presentes. Ele ainda comentou sobre a importância de inovar em conjunto, citando o Projeto Parcerias Empresariais, e o desejo de transformar Caxias do Sul em um polo de tecnologia. “Para isso, realizamos uma série de ações junto aos empresários e à comunidade, com o apoio do poder público.”

Em seguida, o secretario adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Evandro Fontana, falou sobre o desafio do Estado em se modernizar e o apoio dado aos APLs, destacando a habilidade do Trino Polo em transformar estes recursos em ações que estimulam os negócios da área tão importante quanto a de TI. Após, o mexicano Iván Rodríguez, palestrante da reunião-almoço e o CEO da alemã Bundy Refrigeration, iniciou a palestra “A inovação ao alcance de todos”.

Rodríguez falou sobre sua experiência com o tema inovação, o histórico da empresa na qual trabalha e sobre a competição com o polo asiático. “Para competir de igual para igual, precisamos pensar diferente, nos reinventarmos”, afirmou. Ele ainda apontou que a noção de que concorrência é boa pois nos permite ter um marco de referência e ajuda a identificar áreas que precisam ser melhoradas é falsa. “Na verdade, quanto mais competimos, menos ganhamos.”

O palestrante ainda citou a geração dos baby boomers, enquanto fundadores de empresas e de instituições de ensino, e suas características, como também comentou sobre as gerações seguintes e seus impactos nos negócios. Para finalizar, Rodrígues observou como se forma um grupo ideal em uma empresa: a importância da diversidade de habilidades e que todos tenham a mesma ambição.

Seguindo a programação, à tarde foi realizado workshop, dividido em seis palestras, com diferentes profissionais falando sobre temas e casos de sucesso na área de inovação. A atividade foi iniciada com fala do diretor regional do Seprorgs, Marcio Biazus, enfatizando a importância da inovação em todas as áreas.

A primeira palestra do workshop foi “Tendências tecnológicas e o impacto nos negócios”, com o professor Enor Tonolli, diretor do TecnoUCS, onde afirmou que, em nosso mundo conectado, a forma de pensar, as habilidades e as ferramentas que precisaremos serão dramaticamente diferentes. Após, Daniel Scherer, presidente da SUCESU/RS, falou sobre “A inovação que o mercado espera”, dando como exemplo carro autônomo, impressora 3D e energia solar, inovações que mudarão o mercado.

Em seguida, Jonas Gomes, da Bozano Investimentos, com o tema “Inovação disruptiva”, abordou a evolução da inovação e o futuro das empresas de tecnologia. Foi seguido por Daniel Bento, arquiteto de soluções da Amazon Web Services, apresentando o Caso de Sucesso da Gerdau e abordando computação em nuvem.

Após o coffee break, Roberto Kanter, diretor do Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação (INEI), comentou sobre “Inovação incremental”, gerando e capacitando as organizações para o futuro, começando amanhã. Samuel Lermen, gerente comercial da Saque e Pague, encerrou a fase de palestras do workshop falando sobre o case de inovação da sua empresa. Para finalizar, os palestrantes ficaram à disposição dos participantes para questionamentos, com mediação de Thiarlei Macedo.

A última atividade do Innovation Day foi o minicurso “Inovação em vendas”, com Roberto Kanter, do INEI, na manhã do dia 19 de agosto.

O evento teve Patrocínio Diamante do Grupo UNIFTEC e Patrocínio Ouro da Bitcom, Promob, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Hardlink. Ainda, possui Patrocínio Prata de Canvas 360°, Círculo Operadora de Saúde, Conecta Softwares, Decisão Gestão Empresarial, Netinstruments e Otimiza Consultoria.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png