+55 (54) 3028-7656
13
Ago

Projeto que impulsiona parcerias foi lançado pelo Trino Polo

Na manhã de 11 de agosto, foi realizada a 81ª edição do Bom-dia TI, realização de Trino Polo e Sebrae/RS, no Personal Royal Hotel. Na ocasião, foi apresentado o Projeto Parcerias Empresariais, que pretende implementar ações para fomentar parcerias entre os associados ao Trino Polo. O presidente da entidade, Thiarlei Macedo, deu as boas vindas aos presentes e aproveitou a oportunidade para divulgar o 5° Innovation Day, que será realizado na próxima semana. Ele ainda falou sobre a motivação para o projeto. “A ideia é que se consiga fazer com que empresários trabalhem juntos. Precisamos multiplicar e criar, em Caxias do Sul, um ecossistema interligado e forte, para termos uma visibilidade maior e transformar nossa região em referência nacional e internacional”, afirmou.

Após, o gerente do Trino Polo, Edison Maletz, apresentou as linhas gerais e seus objetivos do projeto, que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). Atualmente, 32 empresas já manifestaram interesse. A intenção é, além de sensibilizar empresas para a importância da colaboração, também capacitar para a formação de parcerias. O projeto é dividido em três etapas: sensibilização e capacitação, diagnóstico de aderência e formalização de parcerias, explanadas detalhadamente por Maletz. Ele também apontou como participar do projeto e passou informações sobre as inscrições.

Em seguida, foi a vez do consultor de marketing Eduardo Pezzi, falando sobre o tema “Coopetição: abrindo a cabeça para novas oportunidades de negócio”. Ele explicou que este é um termo de origem norte-americana, que nasceu em um momento onde foram observadas diversas parcerias entre empresas concorrentes. Falou sobre pensar na comunicação como ferramenta estratégica, em canais de vendas e em revendas, além de citar exemplos de parcerias de sucesso.

Então, foi a vez da advogada Andrea Abreu Fattori, explanando sobre “Aspectos jurídicos das parcerias empresariais”. Iniciou sua fala com a necessidade da mudança de mentalidade para embarcar nesse projeto, mesmo com as dificuldades em uma região onde a individualidade é uma característica forte. Ela enfatizou como alianças empresariais têm o poder de acelerar planos e ações e, dessa forma, surpreender o mercado e a concorrência. “Alianças estratégicas são importantes para unir forças, competências, capacidades e recursos humanos e financeiros”, resumiu. Ao final, foi aberto espaço para esclarecimento de dúvidas.

O Bom-dia TI conta com o patrocínio de Bitcom, Di Uno, Hardlink, Metadados, Seprorgs e TOPDB.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png