+55 (54) 3028-7656
09
Nov

Modelo startup e suas particularidades foram tema do Bom-dia TI

Trino Polo e Sebrae/RS realizaram o 84° Bom-dia TI em Caxias do Sul no dia 8 de novembro, no Personal Royal Hotel, fazendo parte das atividades da VII Semana Municipal do Empreendedorismo. O evento também divulgou o Novembro Azul, mês de alerta à prevenção do câncer de próstata. Quem repassou os recados do Trino Polo foi o gerente da entidade, Edison Maletz. Em seguida, teve início a palestra “Mindset startup: mudança do modelo mental do empreendedor”, com o consultor e professor Thiarlei Macedo, presidente do Trino Polo e Diretor Executivo da Enttry Softwares.

Macedo conceituou o tema da sua fala, enfatizando que a diferença de um serviço não está no produto, mas no seu modelo de negócio. Ainda, comentou sobre como a execução vale mais que a ideia e a importância do posicionamento. Segundo o palestrante, inovar não significa ser disruptivo, mas sim achar espaços que não estão sendo preenchidos, citando diversos cases que exemplificavam suas colocações.

O consultor destacou pontos como captação de investimento, importância da evolução constante e necessidade de fazer pitch, ou seja, o discurso que a empresa faz para investidores para conseguir investimento. Além disso, lembrou que o investidor não aposta no empreendedor, mas sim no time e no resultado, com foco na credibilidade e realização do serviço.

De acordo com Macedo, um dos itens principais a serem observados, desde o início da startup, é definir a cultura da empresa. Depois, a atenção vai para atrair mão de obra super qualificada, com estratégias de conquista de talentos, valorizando diversidade e multidisciplinaridade. É essencial saber para onde quer ir e o que quer fazer, porém a empresa inteira deve ter uma visão de futuro, não somente a diretoria. Ele ressaltou como é importante a prática de mentoria, da conquista de parceiros estratégicos e do compartilhamento de ideias. Outro ponto essencial é o marketing, que precisa de investimento e de trabalho forte. “O modelo startup precisa de marketing, que é mais importante que produto”, afirmou. Ao final, Macedo abriu espaço para perguntas dos presentes.

O Bom-dia TI conta com o patrocínio de Bitcom, Di Uno, Hardlink, Metadados, Seprorgs e TOPDB.


Foto: Palestrante Thiarlei Macedo e Vice-presidente da AEPOLO, Isidoro Fantin

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png