+55 (54) 3028-7656
23
Ago

6° Innovation Day mostrou que IA e IOT já fazem parte da realidade das empresas

A 6ª edição do Innovation Day, promovida por Trino Polo (Polo de TI da Serra Gaúcha) e do SEPRORGS (Entidade Patronal das Empresas de Informática do RS), foi realizada nos dias 16 e 17 de agosto, trazendo temas relacionados à inteligência artificial (IA) e os caminhos para a modernização dos negócios.

O evento de abertura do 6° Innovation Day foi no dia 16, aberto ao público em geral e reuniu mais de 400 pessoas no UCS Teatro. A primeira palestra teve como tema “Navegando no mundo digital”, ministrada por Osvaldo C. Carrijo, presidente do Brain - Centro de Inovação em Negócios Digitais da Algar Telecom. Em seguida, o senior developer advocate leader for Latin America da IBM, Sergio Gama, falou sobre “Transformação digital e inovação utilizando Inteligência Artificial”. Ao final, os palestrantes responderam questões do público, com mediação de Thiarlei Macedo e de Diogo Rossatto, presidente do SEPRORGS.

O segundo dia do evento, dia 17, começou com dois minicursos pela manhã, ministrados por Sergio Gama, da IBM, falando sobre inteligência artificial, e Alexandre Tessari, da Aliar Consultoria, abordando gestão de times inovadores.

A reunião-almoço deu sequência às atividades, realizadas na CIC Caxias. As palavras de boas-vindas aos presentes foram dadas pelo presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, e pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza. A palestra da atividade foi com o business development diretor da Gartner, Diego Almeida, que trouxe o tema “O impacto de IOT nos negócios”. Almeida ressaltou que é preciso ter cuidado com promessas que podem ser irreais, pois o mercado ainda é imaturo. O principal conselho de Almeida teve relação com a sobrevivência do negócio em IOT. “É importante compreender qual é o público alvo daquela inovação. Também é essencial criar um centro de excelência em IOT, um grupo que discuta esta tecnologia e qual é o objetivo de negócio. Ser inovador é atingir um objetivo da empresa de maneira diferente”, aconselhou.

Seguindo a programação, a partir das 14h foi realizado workshop, dividido em sete palestras. Os presentes foram saudados pelo presidente do SEPRORGS, Diogo Rossatto. As palestras foram apresentadas por Giovanni Comunello Jr., da IT Invent, com o tema “IOT e novas interfaces humanas”; Luciano Canal, da Mundial, apresentando o Case Smart Knives; Mine Caxeiro, da N1N3 Data Science com “Do small ao big” e Cristofer Weber, do Sicredi, sobre “Case Woop: o risco de crédito no ambiente digital”. No retorno do intervalo, Grasiela Tesser, da NL, abordou o tema “Make IT simple: o desafio de simplificar com tecnologia”; Carlos Antunes e Vinícius Vanzin apresentaram o “Case YouBot: IA aplicada ao atendimento a clientes” e Osvaldo César Carrijo, da Algar, falou sobre “Ambientes de inovação”. Para finalizar, um painel com todos os palestrantes foi aberto, com mediação de Thiarlei Macedo (Trino Polo) e Diogo Rosatto (SEPRORGS), respondendo perguntas dos presentes.

O evento contou com Patrocínio Diamante da Universidade de Caxias do Sul e Patrocínio Ouro da Algar Telecom, Cigam Software de Gestão e Promob. Também teve Patrocínio Prata de BIMachine, Círculo Operadora de Saúde, Conecta Softwares, Decisão Gestão Empresarial, Happy Code, Locaweb Corp, Netinstruments e Otimiza Consultoria. Os apoiadores do evento foram Aliar, Banco de Vestuário, Bitcom, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Vinícola Lovatel.

Foto: Palestra de abertura no UCS Teatro
Créditos: Jonas Rosa

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png