+55 (54) 3028-7656
23
Out

Caxias do Sul entra no mapa mundial da Internet das Coisas

Nesta semana, Caxias do Sul recebeu três antenas que possibilitarão a tecnologia chamada “Internet das Coisas” (IoT) na cidade. As antenas, viabilizadas pelo Trino Polo, entidade que reúne empresas de tecnologia da informação da região, cobrirão a maior parte da área urbana e possibilitarão que até trinta mil equipamentos possam se comunicar de forma simultânea. Essa ação coloca a cidade no mapa mundial de Iot, monitorado pela organização The Things Network. Entre as cidades brasileiras, Caxias do Sul é a primeira a possuir três equipamentos.

Internet das Coisas é o uso de uma rede de comunicações que possibilita que “coisas” diversas, como equipamentos industriais, sistemas de segurança, eletrodomésticos, roupas, veículos e outros conectem-se e transfiram informações entre si. Um exemplo prático é a automação residencial, que possibilita que luzes se acendam, que a temperatura seja ajustada ou que o forno seja ligado a partir de um comando de um dispositivo como o aparelho celular.

Duas antenas já foram instaladas e já garantem a cobertura de aproximadamente 80% da área urbana. Tal iniciativa representa um grande avanço para a cidade, já que possibilita que, mesmo equipamentos que estejam em áreas sem acesso à internet tradicional (celular, cabo ou wifi) possam continuar se comunicando em rede. Além disso, é uma plataforma livre, pública e gratuita para uso da comunidade.

Segundo o presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, “esta ação envolveu várias empresas associadas ao Trino Polo e está democratizando a tecnologia e o acesso à comunicação de dados para milhares de pequenas empresas de Caxias do Sul, que sozinhas não teriam condições de prover uma infraestrutura tão sofisticada de comunicação. É um marco de transformação para nossa cidade se tornar uma cidade inteligente.”

Para as empresas, essa tecnologia possibilita usos como o acompanhamento de transporte de mercadorias, melhoria na logística interna, controles de acesso de funcionários, acompanhamento de projetos e maior eficácia na gestão de produtividade, inclusive envolvendo a relação com o cliente, aspectos já explorados pela indústria 4.0.

E os benefícios não param nas empresas. Além das trocas de dados entre máquinas, facilitando o acesso à informações, existe ainda a possibilidade de economia de energia, segurança, saúde, educação e outros aspectos do cotidiano. Um exemplo são os “relógios inteligentes”, que monitoram a saúde e ainda estão conectados à nuvem. Cidades inteligentes também são uma realidade, possibilitando monitoramento de ruas, pontes, controle de iluminação, equipamentos que geram energia quando utilizados e otimização de mobilidade através de sensores. Em algumas cidades da Espanha, monitores estão sendo planejados para auxiliar idosos.

A terceira antena será disponibilizada a partir de 23 de novembro, durante o evento Desafio 48h de Inovação, realizado com a proposta de criar e desenvolver soluções para a indústria, varejo e segurança da informação utilizando Iot. O evento é aberto para empreendedores, programadores, designers, profissionais de comunicação e quem tiver interesse no assunto. Mais informações e inscrições estão disponíveis no link http://bit.do/desafio48h

Interessados em obter mais informações a respeito da tecnologia podem entrar em contato diretamente com o Trino Polo através do telefone 54 3028-7656.

As empresas envolvidas na viabilização do projeto são: Bitcom Provedor de Servicos de Internet, BTI Estratégica Consultoria em TI, Cirux Software, Conecta Softwares, Datalan Sistemas de Gestão, Effective Software, Energy Telecom Sul, Enttry Software, JM Soft Informática, Keyworks Tecnologia da Informação, Manp Tecnologia, Metadados Assessoria e Sistemas, Millennium Informática, Native Tecnologia da Informação, Netinstruments Informática, Núcleo Sistemas em Informática, Risco Zero, Skeel Recrutamento Inteligente, Softbyte Informática, Speedfy Aceleradora, W3 Informática, Winckler Informática.



Sobre o Trino Polo

O Trino Polo – Polo de TI da Serra Gaúcha consiste na reunião de empresas dos diversos segmentos do setor de informática localizadas na região, além de órgãos do governo, entidades de ensino superior e entidades de classe, para a discussão, elaboração e implementação de ações conjuntas para o desenvolvimento do setor.



Crédito das fotos: Rodrigo Onzi

Foto da equipe: da esquerda para a direita – Ademar Scariot, Sandro Wegner, Thiarlei Macedo, Geraldine Fonseca, João Paulo Colleoni.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png