+55 (54) 3028-7656
10
Out

53° Bom-dia TI falou de internacionalização

Trino Polo e Sebrae/RS realizaram a 53ª edição do Bom-dia TI, em Caxias do Sul, no dia 10 de outubro, com o tema “As oportunidades de internacionalização para o setor de TI”. A palestra foi com o consultor do Sebrae RS Luiz Roberto Oliveira, sócio da ENI Consultoria.

Após a palavra do presidente do Trino Polo, Antonio Augusto Tessari, o diretor da Enttry Softwares, Thiarlei Macedo, deu um depoimento sobre sua participação no projeto de internacionalização do Sebrae.

Por sua vez, Oliveira iniciou a palestra afirmando que internacionalização vai muito além de importar e exportar, mas sim manter alianças e parcerias estratégicas, como também se preparar para o que está vindo. “Empresas que decidem se internacionalizar tornam-se mais competitivas no mercado interno, buscando um padrão internacional e aumentando seu nível”, conta.

O palestrante citou os principais indicadores do mercado brasileiro de software e serviços atuais para, em seguida, falar sobre os riscos no comércio exterior e os erros mais comuns de uma exportação. Entre eles, estão os fatos de não avaliar a capacidade de internacionalização, não criar e difundir a cultura exportadora na empresa, não conhecer os concorrentes e não dar importância aos aspectos culturais do país alvo, entre outros.

Para Oliveira, a falta de planejamento é uma das causas das falhas na internacionalização. A dificuldade de associar-se é outro dos principais problemas apontados pelo palestrante, bem como a dificuldade de pedir ajuda e o excesso de confiança. Ele ainda falou sobre as etapas para criar o diferencial competitivo, que chama de “joia”. Este fator não é necessariamente concreto, mas sim algo percebido pelo cliente. Dentre os princípios básicos deste diferencial competitivo estão valor para o cliente, diferenciação e foco. “Quanto maior valor da joia, menos o cliente discutirá o preço.” O palestrante encerrou sua participação no evento citando riscos dos negócios internacionais e fatores de diferenciação cultural.

O Bom-dia TI conta com o patrocínio de FSG, FTSG, Metadados, Otimiza, Seprorgs e TOPDB.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png