+55 (54) 3028-7656
12
Mai

Marketing: vamos começar pelo começo?

Muito se fala sobre estratégias de marketing, ferramentas de marketing digital, on, off, etc. O “Fazer” é muito importante nos dias de hoje, principalmente com a exigência de velocidade de resposta nas inovações e na antecipação à concorrência.

Para criar estratégias mais assertivas, que levem a empresa a obter maior lucratividade, objetivo tão esperado nas organizações, primeiro é preciso buscar sua essência, ou seja, saber seu propósito. O propósito da marca vem antes de todas as ações, que serão norteadas por este propósito maior, que é sua razão de existir.

O cliente, na sua grande maioria, busca nos produtos/serviços uma essência, que chamamos de diferencial competitivo, o qual deve gerar valor perceptível para o mercado alvo. Portanto, primeiro a organização precisa saber qual seu real papel no mercado, não apenas na entrega de um produto ou serviço, mas sim, qual a diferença que esta vai fazer para o mundo, para a sociedade e para o meio ambiente.

A conexão marca/cliente se dá muito além da oferta, sendo assim, produto e/ou serviço de qualidade é obrigação e não um diferencial competitivo. Nesse sentido, Pradeep (2012) defende que até 95% das decisões de compra se dão de forma subconsciente, desse modo, a decisão é muito mais emocional do que racional. Produto de qualidade é o mínimo que se espera, não sendo um fator decisivo para a efetivação da compra na maioria dos mercados comoditizados. Busque dentro da sua organização o que o diferencia dos concorrentes e o que o mercado valoriza de fato. Descubra o que faz com que o cliente pague por um produto ou serviço, ou seja, agregue valor à sua proposta.

Por fim, não fique olhando para seu produto como se ele fosse o melhor do mundo, pois de fato não é. E mesmo que o seja, a definição de melhor ou pior é uma percepção do consumidor e não da sua engenharia e P&D. Busque agradar ao mercado e não ao seu ego.


Eduardo Pezzi é especialista e mestre em Marketing, professor e consultor da Edupezzi Marketing Estratégico e fundador e presidente da AMARKS (Associação de Marketing da Serra).

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png