+55 (54) 3028-7656
15
Mai

Inscrições para a 2ª turma do Programa Startup RS vão de 14/05 a 14/06

Porto Alegre – A segunda turma do Programa Startup RS, iniciativa do SEBRAE/RS que tem como objetivo estimular startups digitais a inovar no modelo de seus negócios, está com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever entre 14 de maio e 14 de junho, por meio do site www.sebrae-rs.com.br/startups . O projeto conta com apoio da WOW, Estarte.Me, Ventiur, Semente Negócios, Raiar, Tecnosinos, Fiergs, Associação Gaúcha de Startups (AGS), Nós Coworking e Fundacity.

A proposta do programa é contribuir para o aumento da competitividade das Startups por meio da melhoria dos modelos de negócio fomentando a captação de investimentos. Os benefícios incluem acompanhamento das startups por 5 meses através de consultoria quinzenal, mentorias com profissionais de mercado, participação em eventos e meetups, capacitações específicas nos temas chaves ao desenvolvimento de uma startup como perfil empreendedor, design thinking, modelagem de negócios, testes de mercado, acesso a investimentos, marketing digital e pitch.

Conforme explica a coordenadora estadual do Programa de TI e Startups do SEBRAE/RS, Débora Chagas, serão selecionadas 20 empresas que forem aprovadas nas duas etapas de seleção, online e presencial. “A seleção é feita pelo SEBRAE/RS e parceiros considerando quatro critérios: modelo de negócios, mercado, inovação e equipe”, conta. A divulgação das selecionadas está prevista para o dia 2 de julho. No dia 13 do mesmo mês, as startups já começam a receber a primeira consultoria, e a aula inaugural está programada para ocorrer no dia 4 de agosto. Após os cinco meses haverá o evento Demoday com a presença de investidores, no dia 3 de dezembro.

Ao final do Programa serão escolhidas as três startups destaques, a primeira colocada ganhará uma vaga em missão internacional promovida pelo SEBRAE/RS em 2016 e sua participação no Salão de Inovação da Rio Info. As três startups destaques também terão um mês de pré-aceleração em uma das aceleradoras parceiras do Programa, cortesia para a realização do Empretec e participação no Salão de Inovação da BITS.

As empresas selecionadas na primeira turma ainda estão em processo de consultorias e capacitações, mas já pontuam investimento e crescimento em seus negócios. É o caso da Aniver.me. A ideia foi gerada em 2013 por Felipe Chales Verdi, e consiste em um site em que o usuário se cadastra e descobre estabelecimentos onde pode receber descontos na semana de seu aniversário. A startup conta hoje com cerca de 90 locais cadastrados, como restaurantes e casas de entretenimento. O site começou a funcionar em novembro de 2014, quando o sócio Luis Cavalheiro Penelas entrou no negócio e recebeu investimento externo. “A participação no Programa Startup RS têm sido muito importante para repensarmos as decisões do nosso negócio. Sabemos que é um bom produto, mas essa experiência nos fez rever formas de divulgar e como oferecê-lo”, observa o empresário.

A primeira turma encerra suas atividades no dia 14 de julho no evento Demoday para investidores. Das 20 startups participantes, nove já apresentam faturamento com suas propostas de negócio e duas já receberam investimento através de seleção realizada pela Aceleradora WOW.

Para se inscrever na segunda turma do Programa Startup RS é necessário se caracterizar como uma startup digital (com ou sem CNPJ) e cadastrar suas informações no site do Programa www.sebrae-rs.com.br/startups até o dia 14 de junho. Para entrar para o TOP 20 das startups gaúchas, o primeiro passo é inscrever o seu projeto.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png