+55 (54) 3028-7656
27
Jul

Criatividade e inspiração em startups pontuaram o 3° Innovation Day

A terceira edição do Innovation Day reuniu cerca de 150 pessoas no dia 24 de julho, no Hotel Samuara, em Caxias do Sul. Com promoção do Trino Polo e do Seprorgs, o evento anual abordou o tema Inovação Aberta.

O presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a continuidade do trabalho da entidade em inovação e o esforço para estimular as empresas associadas. Ele ainda citou a importância de se prestar atenção aos novos mercados, lembrando que se deve trabalhar pelo processo de renovação dentro das empresas.

Em seguida, o evento teve a palestra “Inovação em tempos de incerteza”, ministrada pelo consultor e autor Felipe Ost Scherer, sócio-fundador da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação, durante a reunião-almoço. O palestrante mencionou resultados de estudos realizados durante momentos de recessão como o qual o Brasil passa atualmente, apontando as diferentes opções de movimentos estratégicos de empresas.

Scherer apontou que o sucesso de escolhas estratégicas depende da capacidade de antever o momento e de ter proposta de valor alinhada com a necessidade e a expectativa do mercado nesta fase crítica, ajustando-se ao que o consumidor está vivendo e desenvolvendo algo que seja relevante.

O consultor ainda assinalou o método “testando-aprendendo-ajustando”, utilizado em startups, com o uso sendo extremamente útil em empresas já estabelecidas. Ele ainda deu dicas de como traduzir este momento de incerteza e o que isto impacta no processo de inovação e na empresa como um todo. “A inovação depende da criatividade de indivíduos, que a colocam em prática através da proatividade. O tempo e a intensidade de esforço que empregamos estão diretamente relacionados ao sucesso da inovação, que é ferramenta importante para suplantar este período”, explicou.

Após a reunião-almoço, a atividade da tarde foi aberta com a palavra do diretor financeiro e de interiorização do Seprorgs, Marcos Casagrande, que comentou sobre o sindicato enquanto plataforma de negócio, estimulando a criação de novas situações para empresas de TI do Rio Grande do Sul.

O ciclo de palestras teve início com o depoimento de Eduardo Toma, da Inventta, que citou os principais highlights do conceito de inovação aberta baseada em desafios. Em seguida, Fernando Eiseli, do NAGI/PUC, explicou sobre os eixos de atuação do Núcleo, bem como a introdução da cultura de inovação nas empresas e o papel da universidade nisto.

Após, Tiago Scherer, da Athis Consultoria, explanou sobre as principais fontes de pesquisa para recursos e investimento em inovação, o que mais procuram trabalhar e programas de financiamento e incentivo fiscal. Vera Crosta, da ANPEI, elucidou o que é a plataforma iTEC, aberta e que promove o primeiro encontro entre quem procura desafios e soluções. Depois, os presentes foram convidados a participar do coffee break.

No retorno às palestras, Bruno Peroni, da Semente Negócios, conceituou modelo de negócios e apresentou inovações baseadas em novas tecnologias. Ele ainda aconselhou a ter como exemplo de ação o desenvolvimento ágil de startups. A última fala foi de Caroline Capitani, da ILEGRA, que abordou o case de sua empresa, principal parceiro da Google no país. Ela citou o histórico de inovação e empreendedorismo da ILEGRA e suas ações para 2015.

Encerrando o evento, os seis palestrantes participaram de um painel de perguntas e respostas, vindas dos participantes do evento, com mediação de Thiarlei Macedo. Para finalizar, brindes dos patrocinadores foram sorteados entre os presentes.

O Innovation Day teve apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento (AGDI); Patrocínio Ouro de Locaweb, Otimiza, Promob e Universidade de Caxias do Sul (UCS); e Patrocínio Prata de Círculo Operadora de Saúde, Conecta Softwares, Decisão, Flexxo, Netinstruments e Sescon Serra Gaúcha.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png