+55 (54) 3028-7656
10
Ago

Agilidade e objetividade marcam experiência nos EUA

O 61° Bom-dia TI em Caxias do Sul, com realização de Trino Polo e Sebrae/RS, foi promovido no dia 7 de agosto, no Blue Tree Towers. Nesta edição, o professor e consultor Thiarlei Macedo, presidente do Trino Polo, foi o palestrante e falou sobre o tema “Vale do Silício: experiência e contrastes”.

O vice-presidente do Trino Polo, Altair Ruzzarin, deu as boas-vindas aos presentes e repassou recados sobre a entidade. Macedo, em seguida, iniciou sua fala comentando sobre história, localização, cultura e estrutura do Vale do Silício. Segundo ele, lá é um novo mundo quando se trata de negócios, onde a base acadêmica é importante, mas a disposição em aprender deve prevalecer.

O presidente apontou características do ambiente corporativo do Vale, como inovação, investimento, ecossistema, papel do investidor e startups, entre muitos outros. “O produto é secundário, mas modelo de negócio inovador é essencial. Já inovação nos dois âmbitos significa muito dinheiro”, ressaltou.

Macedo então citou a missão do SEBRAE em si, composta por representantes de oito empresas, onde participaram, em 90 dias, de três feiras, dois eventos de lançamento, uma conferência, 57 eventos menores e 43 reuniões. Isto totalizou cerca de 1.080 horas de trabalho e 290 horas de treinamento.

O palestrante ainda apontou a praticidade e objetividade nos negócios, alertando que uma visita ao Vale do Silício necessita de uma preparação de, no mínimo, seis meses. Ele ainda elencou diversos itens referentes ao aprendizado adquirido, relacionados a coworking, lean startup, vesting como estratégia e a importância do pitch, dentre vários outros aspectos. Macedo observou diferenças culturais marcantes, salientando tolerância ao risco, importância de saber montar uma equipe capaz de realizar é maior do que ter uma boa ideia e que ganhar dinheiro não é errado.

Toda a palestra foi permeada por dicas pontuais, principalmente quando se trata de abrir empresa nos EUA. O presidente ainda frisou o posicionamento a ser tomado neste caso: como empresa americana com operação de desenvolvimento no Brasil. Ele ainda citou prós e contras de ter um negócio no Vale do Silício, questões-chave e mega tendências a serem observadas.

Macedo encerrou sua participação no evento convidando para diversas atividades do Trino Polo, como uma apresentação no dia 18 de agosto sobre a missão mais recente, onde visitou o País Basco, na Espanha, e a Alemanha. Aproveitou também para divulgar o blog Empreendedorismo.Ninja.

O Bom-dia TI conta com o patrocínio de Bitcom, FSG, FTSG, Metadados, Seprorgs e TOPDB.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png