+55 (54) 3028-7656
28
Set

Mão Amiga Gourmet comprova a solidariedade caxiense

Cerca de 700 pessoas participaram da 2ª edição do Mão Amiga Gourmet – Cozinhando para o bem, neste sábado (26), no Restaurante Tulipa, no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul. O público provou um variado e farto cardápio, temperado pela solidariedade de 70 cozinheiros de ocasião, distribuídos em 14 cozinhas. O menu variado, incluía massas, risotos, peixes, carnes e saladas, entre outros sabores; sobremesa e diversos tipos de bebidas. A iniciativa contou com a participação de 56 empresas parceiras, apoiadores e patrocinadores.

Nem mesmo o atual momento econômico, que poderia dificultar a venda dos ingressos, foi registrado, pois a meta de público e, consequentemente, de arrecadação, foram alcançadas. Para o idealizador e coordenador do Projeto Mão Amiga, frei Jaime Bettega, isso comprova que as ações realizadas nestes seis anos do projeto, estão no caminho certo. "Estas pessoas estão nos dando o aval de um trabalho sério, de credibilidade e comprometimento, querem ajudar porque percebem o resultado e são inseridas nesta transformação social. É um momento de encontro das pessoas de bem e de alegria, que contagia outras tantas a também fazerem o bem. O convite é para que 'se você acha que já fez um pouco, faça um pouco mais!'”, sugere.

O presidente do Mão Amiga, Juarez Fochesatto, explica que este é o maior evento realizado pelo projeto e que a renda desta edição possibilitará a inserção de mais 34 crianças de zero a seis anos em escolas de educação infantil particulares por um período de um ano. Metade da mensalidade é paga pelo projeto e a outra metade pelos pais, que são encaminhados ao mercado de trabalho e incentivados a manterem-se em atividade. "Atualmente, 1.200 crianças que não conseguem vaga no ensino gratuito são beneficiadas em 94 escolas por 900 padrinhos. Porém, temos conhecimento que mais quatro mil crianças ainda precisam de vagas em escolas infantis no município de Caxias do Sul”, informa o presidente.

O coordenador do Mão Amiga Gourmet, Luceval Delazzeri, garantiu que tudo ocorreu dentro da normalidade e que os cozinheiros além de oferecerem um alimento de qualidade, acolheram muito bem o público. "Todos trabalharam em prol do projeto que visa um futuro melhor para as crianças. Essa parceria e o resultado nos motiva a planejar a próxima edição”, afirma Delazzeri.

Para entrevistas contatar o coordenador do Projeto Mão Amiga, frei Jaime Bettega, pelo telefone 9979.4952; o presidente, Juarez Fochesatto, pelo 8118.9063; o coordenador do evento, Luceval Delazzeri, no 9971.2615.

*O Mão Amiga Gourmet surgiu inicialmente como TI na Cozinha, em 2009, fruto da comemoração da data de fundação de uma empresa de informática associada ao Trino Polo. O objetivo era reunir as empresas do segmento para confraternizar e doar a renda para uma instituição filantrópica. Desde 2014, o Projeto Mão Amiga abraçou o evento e, em conjunto com o Trino Polo, busca ampliar a participação de novos padrinhos, entidades e empresas privadas.

Projeto Mão Amiga – criado em 7 de setembro de 2009 por um grupo de voluntários, motivado pelo frei Jaime Bettega e sensibilizado com o número elevado de crianças em situação de vulnerabilidade social. O Mão Amiga acolhe as famílias que possuem crianças de zero a seis anos, que não foram contempladas com vagas nas escolas de educação infantil públicas do município de Caxias do Sul e encaminha para escolas particulares de educação infantil, parceiras do projeto, que reduzem os valores das mensalidades. O projeto paga 50% do valor da mensalidade da criança beneficiada e o restante é pago pelos pais, diretamente à escola parceira, sendo que um dos critérios é os pais estarem trabalhando.

Atualmente, o projeto possibilita o acesso de cerca de 1.200 crianças em mais de 90 escolas particulares de educação infantil. O projeto é mantido com doações de 900 padrinhos, eventos e recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-COMDICA e Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul. O Mão Amiga tem sede na Rua General Sampaio, 161 - Bairro Rio Branco, Caxias do Sul – RS. Informações com a coordenadora administrativa, Geni Onzi Isoppo, pelo telefone (54) 3223.5420 ou 9955.7861.

Margô Segat – Jornalista \ MTb 10064
(54) 9965.0115 \ (54) 3028.0907

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png