+55 (54) 3028-7656
04
Nov

V Semana Municipal do Empreendedorismo 2015 inicia na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), e entidades parceiras apresentaram na manhã desta quarta-feira (04/11) a programação da V Semana Municipal do Empreendedorismo. As atividades iniciam na próxima segunda-feira, dia 09, e se estendem até o dia 13 de novembro.

São mais de 50 atividades entre palestras, feiras e painéis, que foram apresentadas na ocasião pelo titular da SDETE, Francisco Spiandorello. “A Semana deste ano tem como tema ‘Sucessão, empreendedorismo e inovação’ e por meio deste mote que foi montada a programação. Entre elas, destaco a homenagem às empresas por tempo de serviço, o Prêmio Jovem Talento Empreendedor e o Encontro de Gigantes. Neste último, no ano passado, reunimos os pais e agora participam os filhos de grandes empresários: o David Randon, o Gelson Castellan, o Mauro Bellini e o Rogério Tondo. Há muitas atividades também voltadas às mulheres empreendedoras, afinal comandam 52% das empresas caxienses”, apontou. Spiandorello também falou sobre o programa Arte de Empreender, pelo tema sucessão estar entre os abordados nesta edição da Semana. “Somos o maior produtor de hortifrutigranjeiros. E no interior os mais antigos estão cansando e os jovens já vieram para a cidade. Neste segundo ano do programa, cada participante – acima de 60 anos – tem que indicar mais um familiar, fazendo então a sucessão”, contou. O secretário apontou também o Acelera Serra, encontro de fomento ao universo startup, voltado principalmente aos jovens empreendedores. Francisco Spiandorello ainda informou a todos que Caxias do Sul possui 69.250 empresas, 96% delas pequenas empresas.

O Prefeito Alceu Barbosa Velho cumprimentou a todos pela qualidade da programação e enalteceu as parcerias. “Fico muito feliz em ver todos essas entidades na Semana do Empreendedorismo. Hoje não podemos mais pensar que sozinhos fizemos alguma coisa. Precisamos cada vez mais nos solidarizarmos, nos darmos as mãos. Neste caso facilita muito, porque Caxias é uma cidade empreendedora e nos deu essa mostra ao longo dos seus 120 anos. Como é bom continuarmos com este espírito!”, disse. Alceu ainda ressaltou a importância de entidades como o Sebrae, as instituições financeiras, as novas faculdades que se somaram à Universidade de Caxias do Sul. “A parceria é que dá o tom da programação. E a inovação vem com a academia que é essencial. Muita coisa vai acontecer nesta Semana graças a criatividade de todos”, afirmou.

O Prefeito ainda contou que a gestão também é muito importante e que a administração está investindo neste caminho. Tanto que o Município é finalista do Prêmio Gestão do Sindifisco/RS com três projetos: o Arte de Empreender da SDETE, Casas Lares da Fundação de Assistência Social e o SMUWeb da Secretaria do Urbanismo. Estaremos na Assembleia na noite do próximo dia 10 para saber qual deles foi o escolhido e convido a todos a prestigiarem este momento. No mesmo dia 10, em Brasília, a SMAPA está na final do prêmio do Banco do Brasil com o programa de proteção de fontes. Isso é prova que estamos fazendo ações e de qualidade para a comunidade. Fazer as coisas diferentes é que nos motiva. Parabéns a todos pela Semana do Empreendedorismo e sucesso em todos os eventos programados”, concluiu.

A solenidade de lançamento da programação, no Salão Nobre do Centro Administrativo, contou também com a presença da primeira-dama Alexandra Baldisserotto, do Vice-Prefeito Antonio Feldmann, do Chefe de Gabinete, Agenor Basso, do Procurador-Geral do Município, Victório Giordano da Costa e demais secretários municipais, vereadores, imprensa e representantes das entidades parceiras da Semana: SEBRAE, 4ª CRE, 3W3 Agência, Acelera Serra, Anhanguera, APL Metal Mecânico e Automotivo, Câmara de Vereadores, Frentes Parlamentares, CDL, CDL JOVEM, CIC, CIC JOVEM, COPIHEL, CRA-RS, Faculdade Fátima, Faculdade Murialdo, FECOMÉRCIO, FITEMASUL, FSG, FTEC Faculdades, Gáutica, IFRS, ITEC, MICROEMPA, Polo de Moda, Rodoviária, SESCON, SHRBS, SIMECS, SIMPLAS, SINDIALI, SINDIGÊNEROS, SINDILOJAS, SINDILOJAS JOVEM, SINDIMADEIRA, SINDIPETRO, SINDIRURAL, SINDIVEST, SINDUSCON, TRINOPOLO, UAB, UCS, UNOPAR, UP WORKS e Grupo RBS.

A programação completa da V Semana Municipal do Empreendedorismo está disponível no www.caxias.rs.gov.br, na página da SDETE.



Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png