+55 (54) 3028-7656
16
Nov

Importância da comunicação pessoal e empresarial

O que é comunicação? A palavra comunicação deriva do termo latino communicare e significa partilhar, participar algo, tornar comum. Quando faço palestras sobre este assunto, começo perguntando se é possível “não comunicar”. Normalmente o público fica dividido, alguns acham que não podemos não nos comunicar e outros acreditam que, sim, podemos não nos comunicar.

A verdade é que NÃO PODEMOS NÃO NOS COMUNICAR. Estamos fazendo isso o tempo todo. Segundo o estudo da University of California de Santa Cruz (EUA), a comunicação verbal representa menos da metade do impacto da comunicação, aproximadamente 45%. Podemos optar em ficar sem emitir um único som. Ainda assim, a forma com que movimentamos nosso corpo, as expressões do nosso rosto, a roupa que usamos e até mesmo como cortamos ou arrumamos o cabelo, geram informação.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, é simples entender a comunicação não verbal. Exemplos disto são os filmes do Charles Chaplin e a animação da Disney Wall-E, ganhadora do Oscar de 2008. Os protagonistas deste filme são dois simpáticos robôs que, apesar de não haver diálogo entre eles, todas as emoções e expressões são percebidas através de leves mudanças nos olhos de Wall-E e Eve. O filme é perfeitamente entendido por adultos e crianças.

O que muitos fazem é desconsiderar alguns pequenos detalhes que podem conter muita informação. Outro bom exemplo disto é o aperto de mãos. Quando um indivíduo cumprimenta outro, ele entrega informações relevantes a seu respeito. Se oferecer a palma para baixo, ele está informado que é predominantemente dominador e motivado por poder. Se, ao contrário, oferecer a palma para cima, informa que prefere que os outros decidam por ele, prefere ser conduzido a conduzir. Em nossa jornada diária, nas mais diversas formas de relacionamento, com diferentes pessoas, conhecidos e estranhos, estamos recebendo e enviando informação.

Assim como ler é um requisito importante para escrever melhor, perceber a comunicação não verbal aumenta o entendimento das relações e amplia nossas opções.

E lembre-se: tu és o responsável pela tua comunicação.



Sandro Luis Schuh é diretor da Productivity Coaching e coach pela Academia Brasileira de Coaching.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png