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Dez

Tempo é vida, que acontece no presente

O mundo contemporâneo traz para a vida das pessoas facilidades que estimulam o viver com rapidez, tudo acontece no ritmo online. Nosso cérebro precisa fazer esforços para dar conta de fazer várias coisas ao mesmo tempo, trabalhar sob pressão, dormir pouco e ter cada vez mais atividades. Esse jeito de viver amalucado cria um estilo de vida que tem produzido adoecimento físico e psíquico nas pessoas.

Vamos falar aqui de formas de prevenir tudo isso e viver com mais leveza, equilíbrio e com um estilo de vida que conduza a um estado de bem-estar subjetivo ou felicidade. Os estudos mais recentes da psicologia positiva mostram que precisamos focar nos pontos saudáveis das pessoas, no que funciona bem.

Começar pensando que tempo é vida, refletindo onde você deixa o seu melhor tempo, é fundamental. Numa sociedade anestésica, segundo Izquierdo, a pessoas são anestesiadas para correr, consumir e ser conduzidas por um furacão. A lógica da mídia é que não há tempo para parar e pensar.

O ritmo de vida furacão talvez não mude externamente, mas dentro de você, na sua torre de comando, mudará e algumas ações o ajudarão a assumir esse controle.

Minha sugestão para a gestão do tempo-vida são três coisas mágicas: 1) organização e prioridades (anotando o que precisa fazer com datas). Se não usa agenda, tenha um lugar para anotar suas atividades fixas, mensais, semanais. No mesmo local, anote junto as coisas pessoais e profissionais, pois seu tempo é único; 2) resistência as pressões dos outros, ou aprender dizer não, de tudo que te afasta das tuas prioridades, aprender a negociar o urgente e importante; 3) Aprender a parar para pensar,relaxar, apreciar o presente.

Poderão pensar: como aprender a parar nesse mundo acelerado! O problema é que quando as pessoas ficam doentes do tempo, estão tão aceleradas que se sentem ansiosas, estressadas, deprimidas, fadigadas. Esses sintomas oscilam entre culpar-se pelo passado ou angustiar-se pelo futuro, o que falta fazer. Nesse sentido, parar e aprender exercícios de respiração, ouvir uma música, dentre outros, trará a pessoa para o momento presente.

Para viver com mais qualidade de vida seja grato a tudo, faça seu caderno da gratidão, aprenda a relaxar, focar no positivo de cada situação, assim criará imunidade emocional. Permita-se errar, acabe com a síndrome do super-homem e da mulher maravilha. Busque ajuda profissional com psicoterapia, coaching, outros. Seja menos exigente consigo e com os outros. Afinal, você nasceu para ser feliz.



Maria Marlene Faria é psicóloga e coach, especialista em terapia cognitivo-comportamental

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