+55 (54) 3028-7656
03
Jun

Definir objetivos é essencial para sucesso de uma organização

A 69ª edição do Bom-dia TI, promoção de Trino Polo e Sebrae/RS, foi realizada no dia 3 de junho, no Blue Tree Towers Hotel, em Caxias do Sul. Para iniciar o evento, o presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, saudou os presentes e repassou recados da entidade, além de citar o engajamento com a Campanha do Agasalho 2016.

Em seguida, teve a palavra o palestrante desta edição, o consultor e professor Adilson Pize, CEO da Excellence Gestão Empresarial, falando sobre o tema “Gestão estratégica de projetos: aplicação de recursos humanos, materiais e financeiros para atingir os objetivos de sua organização”. Segundo Pize, é essencial que a organização defina seus objetivos, estudando cenários e estratégias, observando forças e fraquezas, além das oportunidades e ameaças. Ele ainda citou a importância do que chama de bases estratégico-filosóficas: visão, missão e valores, que devem basear e guiar cada uma das decisões e ações da organização ao longo do tempo.

O palestrante abordou, então, sua criação, o Strategic Planning Canvas (SPCanvas), uma ferramenta interativa e colaborativa de apoio ao desenvolvimento do planejamento estratégico que envolve efetivamente as partes interessadas por todo o processo.

A intenção é reunir a equipe, passando por quatro passos: análise dos ambientes interno e externo, definição das bases estratégico-filosóficas, apontamento dos objetivos estratégicos, avaliando os prioritários, e estabelecimento de estratégias. Ao final, toda a organização propõe projetos.

Ao falar sobre o alinhamento estratégico de projetos, Pize citou a relação dos recursos e propostas de projetos, além da manutenção as operações na organização, por mais básicas que sejam. Os recursos, limitados, é que determinam os projetos e as operações a serem executados. Para chegar das ideias aos projetos certos a serem empreendidos, passam-se pelos filtros de avaliação, seleção e priorização.

Para selecionar os projetos com base no alinhamento estratégico, o palestrante criou a ferramenta PSACanvas, que possui seis passos avaliando a contribuição de cada projeto aos objetivos mais válidos à organização. “A intenção é sair da subjetividade do processo de seleção”, afirmou. Pize encerrou divulgando o site onde se encontram as ferramentas citadas na palestra: canvasworld.com.br.

O Bom-dia TI conta com o patrocínio de Bitcom, Formasoft, FSG, Metadados, Seprorgs e TOPDB.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png