+55 (54) 3028-7656
22
Ago

Trino Polo e SEPRORGS promoveram 4° Innovation Day

Com promoção do Trino Polo e do SEPRORGS, foi realizada a quarta edição do Innovation Day, reunindo aproximadamente 150 pessoas no dia 19 de agosto, no Hotel Samuara, em Caxias do Sul. Pela manhã, foram realizados dois minicursos no Centro Universitário UNIFTEC para interessados em se aprofundarem no tema do evento.

Ao dar as boas-vindas aos presentes, o presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, demonstrou-se feliz com a adesão de diversos parceiros ao evento, lembrando como é importante a colaboração entre as empresas de todos os setores, trabalhando pela inovação. “O que é novo não ameaça: é oportunidade”, explicou.

A reunião-almoço do 4° Innovation Day contou com a palestra “Desafios de empreender e o futuro dos negócios digitais”, ministrada por José Renato Hopf, da 4All. O palestrante enfatizou que o que dá retorno financeiro é agregar valor ao produto, além de contar a história da criação das empresas GetNet e 4All. Ainda mencionou a importância de disciplina, execução e liderança na busca por um objetivo comum. Hopf apontou o mérito de haver um propósito definido para produtos e serviços, algo mais profundo que o negócio em si, comentando a diferença entre cliente e fã. O empresário ainda apontou que não se faz nada sozinho, reforçando a necessidade de atrair parceiros para sua empresa.

À tarde, o workshop foi iniciado com o presidente do Seprorgs, Diogo Rossato, enfatizando que uma das funções principais do sindicato é criar um ambiente favorável para desenvolvimento das empresas de TI.

Então, na primeira palestra da atividade, Alexandre Baroni, da Produttare Consultoria, falou sobre a Indústria 4.0 enquanto uma nova forma de competitividade. Em seguida, Alexandre Balestrin Corrêa, da Elipse Software, citou componentes para implementar a Indústria 4.0 de maneira pragmática na indústria. Após, Grasiela Tesser, da NL Informática, explanou sobre como a tecnologia mudou a forma de olhar e trabalhar o varejo, além de mostrar exemplos de soluções. Lilian Lima, da NeoGrid, apresentou o case de inovação no relacionamento entre indústria e varejo. Depois, os presentes foram convidados a participar do coffee break.

No retorno às palestras, Silvio Bittencourt da Silva, da Unisinos, apresentou estratégias e condições necessárias para se produzir inovação em serviços. Pedro Clivati, da Contentools, concluiu o ciclo de palestras apresentando o case de inovação em serviços da empresa, que criou uma plataforma online para conectar fornecedores e compradores de mídias digitais.

Para encerrar o evento, os participantes puderam questionar os palestrantes, que realizaram um painel com mediação de Thiarlei Macedo. Para finalizar, brindes dos patrocinadores foram sorteados entre os presentes.

O 4° Innovation Day contou com apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Centro Universitário UNIFTEC, Patrocínio Ouro da Bitcom, e Patrocínio Prata de Círculo Operadora de Saúde, Conecta Softwares, Decisão Gestão Empresarial, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Netinstruments e Otimiza Consultoria.

Fotos: Jonas Rosa

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png