+55 (54) 3028-7656
02
Set

Tecnologia da informação é parte essencial de planos para governo municipal

O Bom-dia TI, promovido por Trino Polo e Sebrae/RS, teve a 72ª edição realizada em Caxias do Sul no dia 2 de setembro, no hotel Blue Tree Towers. Desta vez, por conta do período eleitoral, os seis candidatos a prefeito de Caxias do Sul apresentaram seus planos de governo para a cidade, especialmente na área de TI.

Representando o presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, teve a palavra o presidente do SEPRORGS, Diogo Rossato, que falou sobre a importância de ouvir as propostas de cada candidato, além de atualizar a todos sobre as novidades no setor de TI do estado e região. Em seguida, teve início a apresentação dos candidatos, seguindo a ordem alfabética.

O primeiro foi Assis Melo (PCdoB), tendo como pilares a gestão democrática e participativa, o desenvolvimento econômico sustentável e vida digna para o povo. Entre os planos para a área da tecnologia está sua inclusão no planejamento estratégico para a cidade até 2050, levando em conta que a inovação tecnológica frequentemente traz novas questões a serem implementadas, discutidas e atualizadas. Entre os projetos, estão fomento aos APLs, política de incentivo a empresas com tecnologia limpa e ampliação do Programa Incubadora Empresarial, entre outros.

Daniel Guerra (PRB) foi o seguinte, falando sobre sua experiência na iniciativa privada. Dentre as propostas, estão fomentar desenvolvimento de startups, spin-offs e espaços coworking, além de fortalecer parcerias com poder privado, criar incentivos para investimentos de empresas no desenvolvimento do setor e oportunizar aprendizado.

Edson Humberto Néspolo (PDT), que trouxe suas propostas por meio de QR Code, apontou a tecnologia como ferramenta estratégica fundamental para qualquer gestão. Propostas abrangendo inclusão digital foram citadas, além de projetos proporcionando acesso público à internet, instalação de câmeras em locais públicos ajudando na segurança, utilização de tecnologias limpas e aprimoração de leis municipais.

Na sua explanação, Francisco Corrêa (PSOL) comentou sobre a estrutura social e o desenvolvimento feito a partir do trabalho. No fomento da geração de trabalho e renda, a educação é fundamental. Falou ainda sobre a responsabilidade de ter no setor de TI um elemento para desenvolvimento local, proporcionando inserção e ascensão social. Para isto, empreendedorismo, associativismo e juventude estão agregados.

Jeronimo Dani (PT), candidato a vice-prefeito, representou o candidato Pepe Vargas (PT), comentando que Pepe, em administração anterior, fomentou a criação do Trino Polo. Segundo ele, a tecnologia interliga todas as áreas de um governo, e citou projetos como Programa Educação Digital, conectando escolas, professores e gestores, e proposta de videomonitoramento, auxiliando no combate à criminalidade. Ainda citou a área de emprego e renda com incentivo à inovação tecnológica, fundo municipal de apoio à inovação e incentivos fiscais, além de apoio para que o Trino Polo se torne ainda mais forte.

Vitor Hugo Gomes (Rede) encerrou as falas dos candidatos, comentando sobre como a tecnologia ajuda no debate da sociedade, para ponderar, refletir e buscar melhores soluções. Dentre os pontos principais do seu plano de governo, alguns estão diretamente ligados à TI, como incentivo à implantação de parques tecnológicos e incubadoras, tornando a cidade um polo de tecnologia e inovação nas áreas de TI, saúde, biotecnologia, engenharia e nanotecnologia.

O Bom-dia TI conta com o patrocínio de Bitcom, Formasoft, Centro Universitário FSG, Metadados, Seprorgs e TOPDB.


Foto: Candidatos Edson Néspolo (PDT), Jerônimo Dani (PT), Vitor Hugo Gomes (Rede), Daniel Guerra (PRB), Assis Melo (PCdoB), Francisco Corrêa (PSOL).

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png