+55 (54) 3028-7656
10
Out

Empatia e humildade são palavras-chave para boa comunicação

A 73ª edição do Bom-dia TI foi realizada no dia 7 de outubro, no Blue Tree Towers Hotel, em Caxias do Sul. O evento divulgou o Outubro Rosa, movimento de cunho mundial voltado à luta contra o câncer de mama. Para repassar os recados do Trino Polo, o gerente da entidade representou o presidente Thiarlei Macedo. Na janela do patrocinador, a gerente de vendas do Centro Universitário FSG, Ana Paula Rosa, teve a palavra.

Em seguida, trazendo o tema “Comunicação Assertiva – como se comunicar melhor no ambiente dos negócios”, a palestrante desta edição foi a psicóloga e consultora Shaíze Maldonado Roth, idealizadora da SOU Coaching e Consultoria, especializada em coaching e psicologia empresarial. Ela iniciou contextualizando o tema, falando sobre expectativas e comportamento agressivo e insegurança.

Shaíze comentou sobre o feedback, nominando-o um desafio muito importante. “É uma forma de comunicação que incentiva mudança de comportamento e crescimento de uma forma honesta e autêntica”, afirmou. A palestrante abordou características que devem ser observadas, como pertencimento, reconhecimento, autonomia e realização, enfatizando que esta última continua sendo responsável por nossa formação de identidade. Ainda citou a importância do gestor para o desenvolvimento e da comunicação autêntica, que tem como características ser autoconsciente, verdadeira, sem julgamentos e responsável, proporcionando empatia e conexão. “Precisamos investir na relação ganha-ganha, para garantir um relacionamento pacífico e harmonioso.”

A coach destacou a comunicação não-violenta, que facilita o diálogo por meio da observação e da empatia, sendo utilizada para resolver conflitos em diversos ambientes. Shaíze repassou dicas essenciais para o sucesso deste tipo de comunicação, como escuta ativa, onde é necessário ouvir de verdade as pessoas, fazendo sinais de que está conectado, procurando saber mais, fazendo perguntas e colocando-se no lugar do outro. Ainda, salientou que se deve observar sem julgar, reconhecendo e expressando sentimentos e necessidades, responsabilizando-se. “É ainda essencial ser humilde para a boa comunicação autêntica, que constrói relacionamentos no mundo dos negócios.”

Para finalizar, a palestrante incentivou a aprender com as pessoas com quem conversamos, trocando ideias e estabelecendo conexões, permitindo uma visão mais ampla das coisas, resultando em uma equipe mais motivada, que confia no modelo de gestão e capazes de verdadeira conexão entre si.

O Bom-dia TI conta com o patrocínio de Bitcom, Formasoft, FSG, Metadados, Seprorgs e TOPDB.


Foto: Palestrante Shaíze Maldonado Roth e Vice-presidente da AEPOLO Isidoro Fantin

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png