+55 (54) 3028-7656
09
Set

Futuro do setor de TI foi abordado no 42º Bom-dia TI

A 42ª edição do Bom-dia TI, realizada pelo Trino Polo e Sebrae/RS no dia 6 de setembro, em Caxias do Sul, teve como tema “Tendências do setor de TI”. O palestrante foi Cláudio Bessa, responsável pela área de Desenvolvimento de Novos Negócios e Iniciativas Acadêmicas para América Latina da IBM.

Bessa iniciou sua palestra com um vídeo, mostrando as possibilidades da tecnologia no futuro. A partir disto, iniciou sua fala lembrando que há a necessidade da mudança de paradigmas e da saída da zona de conforto. “Não se pode ficar só trabalhando em cima do que já existe, precisa-se inovar”, afirmou. O palestrante ainda citou que mobilidade, cloud, big data e interação social são tendências mudando inteiramente as indústrias. Segundo ele, a evolução da tecnologia, por ser muito rápida, é difícil de ser prevista.

Para Bessa, outra tendência observada é a de os objetos tornarem-se cada vez mais aparelhos inteligentes, interagindo e respondendo ao ser humano. O palestrante ainda disse que uma forma de colaboração comunicativa, como redes sociais, continuará existindo. “O ponto é saber como fazer negócio por meio dela”, alertou. Novos ambientes, tempo, liderança e valores são características deste ambiente de colaboração.

Para encerrar sua participação no evento, Bessa advertiu que, no futuro, organizações de TI serão absorvidas por organizações de negócios, suscitando a necessidade de adaptação. “Cada vez mais, deve-se estar preparado para adequar-se ao novo mercado. Citando Darwin: quem sobrevive no mercado não é o mais forte, e sim o mais adaptável”, destacou.

O Bom-dia TI conta com o patrocínio de FSG, FTSG, IBM, Metadados, Serrana Informática e TOPDB.

Foto: Cláudio Bessa (IBM)
Créditos: Chris Finger

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png