+55 (54) 3028-7656
03
Mar

Futuro do varejo foi tema do primeiro Bom-dia TI do ano

A primeira edição de 2017 do Bom-dia TI, a 76ª do evento promovido pelo Trino Polo e Sebrae/RS, foi no dia 3 de março, agora em novo local: Personal Royal Hotel, no Bairro Pio X. Ainda, passa a contar com a parceria da Bitcom News na transmissão ao vivo do Bom-dia TI ao longo do ano. Dando as boas-vindas, o presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, saudou os presentes e passou recados da entidade. Por conta da proximidade do primeiro aniversário de falecimento do ex-presidente do Trino, Antonio Augusto Tessari, Macedo prestou homenagem por sua dedicação ao setor de TI. Em seguida, o gestor do Sebrae, Eder Pereira, apresentou o projeto Digital – Metal Móveis.

Teve, então, início a palestra “Onde você está? Tecnologias que farão a diferença no varejo”, com o consultor nas áreas de qualidade e gestão de risco Daniel Pozza, da NL Informática. Ele começou falando sobre sua experiência na NRF Big Show, feira varejista realizada anualmente em Nova York e que reuniu cerca de 35 mil pessoas na edição de 2017. Ele falou sobre as novidades apresentadas na feira e o que será tendência no setor. Deu vários exemplos de customização, inovação disruptiva, realidade virtual e ambientação em 360°. De acordo com o palestrante, esta última mudará a maneira de entretenimento.

Segundo Pozza, todas as decisões atualmente baseadas em feeling serão amparadas por dados no futuro. Análise de dados e tecnologias inteligentes são realidades nos Estados Unidos, então varejistas brasileiros devem prestar atenção e se preparar para isto. A tendência é o e-commerce se fundir com o comércio tradicional, o papel do varejo deixa de ser apenas vender, passa a ser criar uma experiência, ser uma espécie de showroom ou vitrine para os grandes fabricantes.

O consultor ainda apontou o que todos deveriam estar fazendo: BI; análise dos processos de promoção; comprar online e retirar na loja; estar na nuvem, com estoque integrado com o site. Para ele, a era da informação começará quando entendermos machine learning e computação cognitiva, mas sem nunca deixar de lado o fator humano. “A criatividade sempre vai vencer a tecnologia e o ser humano sempre vai ser melhor do que a máquina”, finalizou Pozza.

O evento conta com o patrocínio de Bitcom, Di Uno, Hardlink, Metadados, Seprorgs e TOPDB.


Foto: Daniel Pozza e Thiarlei Macedo

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png