+55 (54) 3028-7656
11
Out

Mauricio Barros falou sobre licenciamento de software no 43º Bom-dia TI

A 43ª edição do Bom-dia TI, evento do Trino Polo e Sebrae/RS, foi realizada em 11 de outubro, em Caxias do Sul. O tema da palestra desta vez foi “Licenciamento de software: risco ou oportunidade?”, com o professor Maurício Barros, da Arrivare Gestão, que também é consultor e perito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O palestrante abordou tópicos como obrigações legais, ações antipirataria, BYOD (Bring Your Own Device), processo de auditoria, particularidades e boas práticas.

Barros citou duas leis brasileiras que tratam de licenciamento de software: Lei de Direitos Autorais e a Lei de Software. Estas, juntamente com os chamados diplomas legais – decretos, resoluções e estatutos, entre outros – são formas de reger a área. Porém, o professor ressalva: “O cenário de softwares se alterou muito, mas as leis não acompanharam esta evolução”.

Outros temas citados foram pirataria, documentos e evidências, bem como BYOD. Neste caso, Barros lembrou que a empresa assume a responsabilidade dos softwares instalados no computador utilizado pelo seu colaborador, mesmo que ele não seja de propriedade dela. O palestrante também aconselhou uma auditoria externa periódica, além de citar o termo jurídico "O desconhecimento da lei não isenta da culpa". Para um bom andamento durante auditorias e um resultado final positivo, Barros faz uma recomendação: unir informação, sensibilização e gestão.

O evento ganhou decoração na cor rosa, em lembrança ao movimento mundial Outubro Rosa, que alerta para a importância da detecção precoce do câncer de mama. O Bom-dia TI conta com o patrocínio de FSG, FTSG, IBM, Metadados, Serrana Informática e TOPDB.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png