+55 (54) 3028-7656
29
Out

Inovação em TI foi tema de workshop realizado pelo Trino Polo e Seprorgs

Trino Polo e Seprorgs promoveram o workshop Innovation Day – É inovando que a gente cresce, no dia 25 de outubro, em Caxias do Sul. O evento teve início com uma fala de abertura do vice-presidente do Seprorgs, Marcos Casagrande. Em seguida, foi realizada uma Reunião-almoço, com palestra sobre “Inovação e novas tecnologias”, com Alexandre Blauth, Executive Partner para a Região Sul do Gartner, empresa líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia. Em sua explanação, Blauth falou sobre as experiências do Gartner e tendências de novas tecnologias.

Dentre estas, o palestrante citou desenvolvimento para mobile, BYOD (Bring Your Own Device) e sistemas operacionais escolhidos pelos próprios colaboradores, e não suas empresas. “Novas plataformas, modelos e designs são desafios futuros de desenvolvimento”, também mencionou Blauth. Outra citação ficou por conta de máquinas inteligentes e impressoras 3D.

A partir das 14h, o presidente do Trino Polo, Antonio Augusto Tessari, abriu o workshop, onde sete palestrantes tiveram 20 minutos cada para expor seus temas. O primeiro deles, Sandro Cortezia (Venti Inteligência em Projetos), conceituou inovação, diferenciando a radical da incremental. Em seguida, Greice de Rossi (IEL/RS) falou sobre inovação como estratégia. Segundo ela, precisa-se criar um ponto de vista comum do objetivo da empresa para se planejar inovação.

Depois, Tito Grillo (NAGI/PUCRS) palestrou sobre performance organizacional, onde citou que a inovação leva em conta impacto em produtos, processos e mercado. Ele também afirmou que empresa inovadora é aquela capaz de se manter atualizada. Após, foi a vez de Eduardo Toma (Inventta), falar sobre o processo de inovação, dividido em caos criativo, fragmentos de ideias, conceitos e projetos. Para ele, empresas não se sustentam apenas com técnicas tradicionais de gestão. “O processo de inovação é explorativo, interativo e não linear, centrado fundamentalmente em pessoas”, afirmou. Em seguida, foi realizado um coffee break.

No retorno do intervalo, a fala foi para Gustavo Schneck Moreira (Sebrae), com palestra sobre recursos para inovação. Ele citou as principais fontes de recursos para a área, como FINEP, CNPq, FIERGS, BNDES, Sebrae, Badesul e Fapergs, além de lembrar que mais de 60% dos projetos não passam da fase de pré-qualificação, e mais de 50% são filtrados na fase de avaliação de mérito.

Em seguida, Marcos dos Santos (Promob) falou sobre desenvolvimento de uma cultura de inovação. O palestrante ressaltou a importância da contribuição de todos dentro de uma empresa no ciclo da inovação. Dentro desta cultura, fatores críticos de sucesso são observados, como feedback, motivação e reconhecimento, entre outros. A última palestra do dia foi com Alan Braz (IBM) e o tema “Dados podem mudar o jogo”. Ele contextualizou o projeto #eitreinadores, da IBM, que lida com cinco tendências da tecnologia: mobile, cloud, analytics, social e big data. Na sequência, foi realizado um painel de perguntas e respostas com os sete palestrantes, mediado pelo jornalista Maurício Renner, do site Baguete, de Porto Alegre (RS).

O evento contou com apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Patrocínio Ouro de JDB, Promob e Powersolutions e Patrocínio Prata de Cigam, Círculo Operadora de Saúde, Conecta Softwares, DBit, Decisão, Flexxo, Núcleo, Otimiza, Sescon Serra Gaúcha e Sil Sistemas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Trino Polo
Foto: Jonas Rosa

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png