+55 (54) 3028-7656
29
Jul

2° Innovation Day, em Caxias do Sul, reuniu 170 participantes

Trino Polo e Seprorgs promoveram a segunda edição do workshop Innovation Day no dia 25 de julho, no Hotel Samuara, em Caxias do Sul. O evento, que contou com a participação de 170 pessoas, teve início com uma fala de abertura do presidente do Trino Polo, Antonio Augusto Tessari. Em seguida, foi realizada uma Reunião-almoço, com Raoni Barros Bagno, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), falando sobre o tema “Competitividade por meio de inovação sistemática”.

Bagno citou a semelhança entre inovação e competitividade, lembrando que se uma empresa não tiver uma estratégia de inovação e convicção desta necessidade, está fadada ao fracasso. “A competição é sangrenta: ou inova, ou morre”, alertou. Ainda segundo o palestrante, inovação é um meio de se buscar competitividade, pensando em resultados em longo prazo.

Às 14 horas, o diretor financeiro e de interiorização do Seprorgs, Marcos Casagrande, abriu o workshop, onde sete palestrantes tiveram 20 minutos cada para expor seus temas. A primeira foi Aurora C. Zen (Nagi/UFRGS), falando sobre “Navegando os mares da inovação”. Aurora afirmou que inovação não é opcional e não acontece por acaso, necessitando de muito trabalho. Em seguida, foi a vez de Daniel Steinbruch (Innoscience) falar sobre “Inovação em produto e serviços”, onde ele citou que é fundamental descobrir os motivos das empresas em praticar inovação. Ele ainda comentou sobre como o erro em inovação é produtivo, pois errando se aprende.

Depois, Mariana Yazbeck (Softex) palestrou sobre “Inovação em processos”, discorrendo sobre a relação entre inovar e gerar resultados econômicos, bem como sobre a necessidade da inovação em processos no setor de serviços. Após, Eduardo Pezzi (Edupezzi Consultoria), com o tema “Inovação em marketing”, realizou uma aproximação entre marketing e área de TI, reforçando o quanto um precisa do outro para atingir o sucesso. Em seguida, foi realizado um coffee break.

No retorno do intervalo, a fala foi para Carlos Idiart (ADJogosRS), com palestra sobre “Inovação organizacional”. Idiart citou jogos online e sua importância ao possibilitar habilidades sociais maiores, como também sobre o engajamento no processo de inovação. Em seguida, André Rossetti (TOTVS) falou sobre “Case Fluig: inovação em produto”, citando ERP e mercado, usando a plataforma Fluig como exemplo. A última palestra do dia foi com Luiz Carlos da Silva Junior (Unimed) e o tema “Case Unimed: inovação em processos”. Ele dialogou sobre cadeia e arquitetura de processos, mostrando a diferença entre a Unimed, enquanto cooperativa, e outras empresas. Na sequência, foi realizado um painel de perguntas e respostas com seis palestrantes, mediado pelo jornalista Mauro Camargo, da FTEC.

O evento contou com apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); Patrocínio Ouro de JDB Informática, Otimiza, Promob e Sisnema; e Patrocínio Prata de Círculo Operadora de Saúde, Conecta Softwares, Decisão, Flexxo, Millennium e Sescon Serra Gaúcha.

Foto: Reunião-almoço do 2º Innovation Day teve palestra de Raoni Barros Bagno, da PUC/MG
Créditos: Jonas Rosa

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png