+55 (54) 3028-7656
01
Ago

André Voltolini explanou sobre gerenciamento de projetos no 51° Bom-dia TI

Foi realizada na manhã do dia 1 de agosto a 51ª edição do Bom-dia TI, em Caxias do Sul, promovida pelo Trino Polo e Sebrae/RS. O tema foi “Gerenciamento de projetos – o alto custo do baixo desempenho”, com palestra do diretor de operações da TOTVS André Voltolini, atual presidente da Seção Rio Grande do Sul do PMI (Project Management Institute).

Voltolini iniciou sua fala contextualizando o PMI e citando o foco estratégico do projeto: pessoas, empresas e instituições de ensino. Ele também comentou sobre os principais eventos sobre o tema existentes no estado. “O Rio Grande do Sul tem sido cada vez mais referência de gerenciamento de projetos no país”, afirmou. “As boas práticas e projetos de disseminação estão sendo reconhecidos e valorizados.”

O palestrante ainda falou sobre um estudo de benchmarking, com tópicos como áreas e profissionais responsáveis pelo gerenciamento de projetos, falhas na implementação de um escritório de projetos e utilização de métodos ágeis. Ainda dentro desta pesquisa, Voltolini observou que competências mais valorizadas, como comunicação, são fundamentais na gestão de riscos. “Um bom gerente de projetos deve ter fluência situacional, conhecimento técnico e deve conseguir se relacionar muito bem dentro do ambiente do projeto em que está convivendo.”

Ele apontou também problemas e benefícios trazidos pelo gerenciamento de projetos, bem como a importância da gestão de talentos de maneira adequada e a relação com o cliente. Voltolini finalizou lembrando que a necessidade de agilidade organizacional e alinhamento de projetos e programas na estratégia das empresas são fundamentais no mercado atual. “Deve-se investir em gerenciamento de projetos para colher benefícios e minimizar os recursos desperdiçados”, aconselhou.

O Bom-dia TI conta com o patrocínio de FSG, FTSG, Metadados, Otimiza, Seprorgs e TOPDB.


Foto: André Voltolini - Presidente da Seção Rio Grande do Sul do PMI (Project Management Institute)
Créditos: Cíntia Hecher

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png