+55 (54) 3028-7656
13
Ago

Tendências de design para web

Por Fábio Storchi, diretor da TUA Web tecnologia

Não há mais espaço para presenças digitais amadoras, seja de empresas ou de produtos. Os usuários já conseguem perceber os bons projetos, identificam-se e se engajam com marcas que possuem ambientes bem construídos, onde eles se sentem acolhidos e confortáveis. Por isto, o design na web está cada vez mais preocupado em proporcionar uma boa experiência aos usuários.

DESIGN RESPONSIVO (responsive design) – Com esta técnica, o website consegue detectar qual dispositivo está requisitando seu conteúdo, se é desktop, tablet ou smartphone e, com base nesta informação, reorganiza seus elementos e apresenta-os perfeitamente ajustados para o ambiente em questão. Estudos mais avançados indicam que o design responsivo está evoluindo a ponto de termos interfaces que proporcionem a mesma experiência de navegação, independente do dispositivo utilizado. Este conceito pode ser percebido em sites como G1 e Terra.

DESIGN PLANO (flat design) – Formas planas e limpas tomam conta das novas identidades visuais e do design para web. Esqueça aqueles elementos com aspecto de relevo, gradientes e backgrounds carregados de efeitos. O desafio é facilitar o entendimento e o conforto visual do usuário. Cores sólidas e ambientes minimalistas tornam tudo mais agradável, além de aumentarem a interatividade com o usuário, pela facilidade de entendimento. Ambientes como o Windows8 e iOs adotam este conceito.

IMAGENS À INSTAGRAM – Se a vida real tem alma e emociona, seu site também deve ter. A emoção das imagens reais, que transmitem sentimento, popularizadas pela rede social Instagram, também são uma tendência de design para web. Imagens pasteurizadas de pessoas sorrindo para você não convencem mais.

Especialistas em User Experience Design – ou design de experiência do usuário – aprofundaram muito os estudos de comportamentos na web e proporcionaram avanços significativos na interação dos websites com seus usuários. O uso adequado de imagens e vídeos, textos curtos e dinâmicos, tipografia adequada e vários outros aspectos tornam os ambienteis digitais mais confortáveis e eficientes.


Fonte: http://www.ispin.com.br/

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png