+55 (54) 3028-7656
18
Ago

Bento Gonçalves recebeu 8° Bom-dia TI no município

Trino Polo e Sebrae/RS realizaram a 8ª edição do Bom-dia TI Bento Gonçalves no dia 15 de agosto, no Hotel Laghetto Viverone. Desta vez, a palestra foi com o professor Maurício Barros, consultor da Arrivare Gestão e perito do Tribunal de Justiça do RS, que trouxe o tema “Licenciamento de software: risco ou oportunidade?”.

Barros iniciou sua fala contextualizando a legislação sobre licenciamento de software e direitos autorais e algumas instituições responsáveis por isto. Ele citou os problemas relacionados à pirataria e a importância de documentos e evidências para comprovações dos softwares utilizados.

O palestrante também trouxe a questão do BYOD (bring you own device): “o fator que maximiza o problema é a cultura brasileira de que, para uso pessoal, não há necessidade de licenciar softwares”. Porém, ele alerta que se o colaborador está usando equipamento próprio em seu ambiente de trabalho, a responsabilidade de licenciar os programas utilizados é da empresa.

Barros ainda passou relatos sobre o trabalho de perito, mostrando os lados positivo e negativo de empresas serem alvo de uma auditoria.

O evento contou com a presença do prefeito municipal de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin, bem como o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, Francisco de Assis Spiandorello.

O Bom-dia TI Bento Gonçalves conta com o patrocínio de FSG, FTSG, Metadados, Otimiza, Seprorgs e TOPDB.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png