+55 (54) 3028-7656

O Trinopolo

O que é?

O Trino Polo - Polo de Informática de Caxias do Sul é a reunião de empresas dos diversos segmentos do setor de informática localizadas no Município, órgãos do governo, entidades de ensino superior e entidades de classe, para a discussão, elaboração e implementação de ações conjuntas para o desenvolvimento do setor. Consiste num processo aberto de troca de informações e de estímulo à realização de alianças estratégicas entre as empresas do setor e entre estas e as organizações de fomento, para a realização de projetos específicos, onde cada parceiro agrega suas competências para o alcance de objetivos comuns

Histórico

A estruturação do Trino Polo foi iniciada em meados de 2002 mediante reuniões de trabalho congregando vinte e cinco empresas de Informática em Caxias do Sul, o Poder Público Municipal, o Governo Estadual, entidades e associações empresariais e instituições de ensino e pesquisa no município.
A motivação para a estruturação do Trino Polo, denominado na época de Polo de Informática, foi decorrente da tomada de consciência, por parte da comunidade envolvida, quanto ao potencial de desenvolvimento do setor de TI em Caxias do Sul e região e a necessidade de acelerar a estruturação do Polo de Informática de modo a contribuir para o aumento da capacidade e da competitividade internacional das micro, pequenas e médias empresas de Informática em Caxias do Sul.
Após reuniões preliminares da comunidade do setor de Informática em Caxias do Sul com o poder público municipal, foi criada a Associação das Empresas do Polo de Informática de Caxias do Sul - AEPOLO, com a adesão de 59 empresas no Município. Posteriormente, foram assinados Protocolos de Intenções para adesão e participação das entidades empresariais e de trabalhadores, órgãos de governo e instituições de ensino e pesquisa de Caxias do Sul.
Em 2006, foi constituída a Associação Polo de Informática de Caxias do Sul como instituição civil, sem fins lucrativos (reunindo apenas as entidades que compõem a governança do APL). Pela sua característica de usar a Tríplice Hélice como referência para reunir o setor privado, instituições de ensino e o poder público, o Arranjo Produtivo Local (APL) passou a denominar-se TRINO POLO (Trino = composto de três).
Atualmente, são 10 entidades e mais de 80 empresas associadas contribuintes ao APL. Trata-se da associação de empresas de TI com o maior número de associados Estado do Rio Grande do Sul, que colaboram para fomentar o desenvolvimento do setor de TI na região da Serra Gaúcha.

Negócio

Catalisar o desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação.

Missão

Promover ações para o fortalecimento do setor de TI em conjunto com os associados.

Visão

Reconhecimento nacional como entidade promotora do desenvolvimento do setor de TI, até 2015.

Valores

Transparência: clareza nas ações e decisões.
Comprometimento: doação por uma causa.
Persistência: constância de propósitos.
Inovação: mudança de comportamento dos partícipes.
União: busca de objetivos comuns.

Objetivos Estratégicos

Financeiro: Garantir os recursos necessários para realização dos projetos e ações do Trino Polo.
Mercado e Clientes: Promover ações integradas entre as entidades e empresas participantes para fortalecer o setor de T.I.
Processos: Captar informações do mercado e articular com visão empreendedora, gerando desenvolvimento para o setor de T.I.
Pessoas e Inovação: Fortalecer a participação nos grupos de trabalho e articular com as entidades parceiras, de fomento e governamentais.

Parceiros

trinopolo-rodape.png
Trino Polo - APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
Rua Ângelo Chiarello, 2811 - Sala 1203 - Bairro Pio X -
CEP 95.032-460 - Caxias do Sul - RS
bf2.png